top of page

Primavera de Marta - Mensagem do dia 01.08.2022



Uma biografia é um raio x de uma vida. Circulam no mundo milhares delas, enaltecendo reis e príncipes, homens e mulheres de escol, com destaque nas artes e nas ciências, no patrocínio de causas humanitárias e de abnegação junto aos mais carentes, mas igualmente houve quem escrevesse sobre déspotas e genocidas, guerreiros e tiranos, destacando as carnificinas cometidas e a inquietação que espalhou no seio dos povos onde viveu.


Uma biografia rica de exemplos nobres contagia aquele que a examina, impulsionando o leitor atento para a imitação válida, dentro das suas possibilidades. E uma radiografia de uma celebridade que se destacou na amargura e nos escândalos certamente que irá produzir um efeito adverso, impondo medo e asco naquele que a examinar.


Em atravessando um tempo de contradições e choques culturais, indispensável se faz ter marcos de referência na vida pública e na vida privada, a começar do próprio lar. Se uma criança cresce e se desenvolve em meio promíscuo e vulgar, terá muita chance de adotar os procedimentos e exemplos observados como norma da própria existência, desviando o curso de sua trajetória para caminhos assinalados por graves desvios morais. A convivência com pessoas dignas, portadoras de caráter nobre e princípios diamantinos enseja uma nutrição moral de elevado teor, nem sempre absorvido por aqueles que lhe estão próximos.


Os padrões de evolução se diferenciam ao infinito, e cada ser absorve do meio e da convivência somente aquilo que está incurso nas suas faixas de interesse e nas suas conquistas evolutivas.


Nem sempre o ser convivente em um ambiente moralmente saudável se faz ético, como nem todos submetidos a uma atmosfera pútrida se tornam igualmente corrompidos. Existem resistências morais que são intrínsecas ao próprio ser, o blindando contra as más influências, e outros, mesmo respirando o ar balsâmico de mestres e orientadores dignos, não conseguem refrear as próprias paixões, ainda reféns dos arrastamentos perniciosos.


Em ambas as situações, a paciência deve ser a conselheira comum, ofertando tempo ao tempo para que seus frutos surjam nas trilhas da caminhada, pós semeadura persistente.


Todos nós, as almas ainda vinculadas aos tormentosos círculos evolutivos da Terra portamos nódoas morais de estarrecer. Em nossa multimilenar caminhada, equívocos e arbitrariedade mancharam nossas biografias, que os anais da vida registraram em tintas indeléveis.


Em quantas situações caímos, nos reerguendo para cair de novo? Quantos delitos e crimes não ficaram impunes ante a justiça terrestre, em meio às suas falhas e cumplicidade abjeta?


Contudo, constatando que as Divinas Leis estão insculpidas na consciência, nosso despertar do letargo emocional e ético vem se dando ao longo dos muitos milênios, e de dois mil anos para cá foram acelerados pela mensagem de Jesus.


Despertamos para uma realidade nova. Acordamos para assunção de nossa maioridade moral, buscando ressignificar nossas atitudes diante dos outros e de nós mesmos.


A borracha cristã está nos permitindo apagar rascunhos mal feitos e reescrever nossas biografias. Uma larga cota de tempo nos foi dada pela vida, que ora expede boletins, conferindo a cada um suas notas nas lições da existência.


A sala ainda tem muitos cabuladores das aulas. Estão matriculados, mas não aproveitam as lições. Optaram pela cola de colegas mais adiantados e estudiosos, negligenciando as próprias tarefas.


Suas biografias escolares jazem nanicas, seus cadernos em branco, seus livros, cerrados ao estudo sério e comprometido.


Qual teu aproveitamento na escola terrestre até aqui?

Tens valorizado tua matrícula na escola da vida?

Consegues fechar teu dia com uma lição aprofundada?


Sejam para eles, os alunos distraídos e indiferentes, seja para nós outros, os interessados no curso, soou a mesma campainha: o recreio acabou e o tempo das avaliações rigorosas chegou. Inspetores escolares estão a postos. A pesca indevida não cola mais.


Nova cátedra se anuncia no currículo: responsabilidade e maturidade.

As vagas estão abertas e não é de hoje.

Quem deseja aproveitar?


Marta

Salvador, 01.08.2022

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page