top of page

Somente pelo Espiritismo se pode ter contato com os Espíritos?


 


Em absoluto, pois não é o Espiritismo que permite o contato com os espíritos, ele apenas orienta, explica, educa e retira o véu até então existente acerca dos fenômenos mediúnicos. A mediunidade, como dito na pergunta anterior, sempre existiu em todas as épocas da humanidade e vai continuar existindo, a diferença é o entendimento que a Doutrina Espírita nos oferece para que este contato ocorra de forma correta e segura.


Nos pots sobre influência espiritual e mediunidade vamos abordar mais detalhadamente sobre a comunicabilidade dos espíritos e os médiuns, entendendo como todo o processo acontece. Neste momento, cabe mencionar que toda a humanidade apresenta um tipo de mediunidade chamada de natural, que se processa através da inspiração e da intuição. Através delas, o homem é constantemente influenciado pela espiritualidade amiga ou inferior, mesmo que disso não se dê conta.


Através da sintonia, os bons Espíritos inspiram-nos e intuem-nos para o bem, sustentando-nos nas provas da vida e nos ajudando a suportá-las com coragem e resignação. Os maus, por outro lado, procuram induzir o homem ao erro e à ilicitude. Allan Kardec ensina ser a pessoa que sente a influência dos Espíritos, em qualquer grau de intensidade, médium, sendo esta faculdade inerente ao homem e não privilégio de poucos, sendo mesmo raro pessoas que não a possuam pelo menos em estado rudimentar, razão pela qual podemos dizer serem todos mais ou menos médiuns.


Frequentemente, as ideias que temos são frutos da inspiração ou intuição da espiritualidade que nos acompanha e, dependendo da nossa sintonia mental e frequência vibratória, atraímos para nós espíritos elevados ou imperfeitos.



Um exemplo de fácil entendimento quanto ao contato com os Espíritos é a prece. Quando rezamos e nos conectamos a Deus, sentimos Sua presença, somos envolvidos em sentimentos de paz. Neste momento estamos sendo amparados pela espiritualidade amiga e, portanto, comunicando-nos com os espíritos. E como isso acontece? Pelo pensamento e pela sintonia. O pensamento é o laço que nos liga aos Espíritos e é por isso que precisamos cuidar das vibrações mentais que emitidos, pois dependendo da sua qualidade estaremos atraindo as nossas companhias espirituais positivas ou negativas.


Ademais, os médiuns chamados ostensivos, aqueles que têm a faculdade mediúnica mais caracterizada e uma capacidade de perceber e de se comunicar com o plano espiritual mais fortemente, não existem apenas no Espiritismo, mas em todas as religiões. A compreensão e o entendimento do fenômeno fazem uma enorme diferença no processo de contado com os Espíritos, pois o que pode parecer sobrenatural para as demais doutrinas ou religiões, ocasionando temor, fuga e até aversão, é tratado com naturalidade pelo Espiritismo, mostrando-nos que tudo faz parte da lei natural de Deus. Assim, o contato com os Espíritos realizado dentro do Espiritismo acontece com frequência e sem misticismo, mas não é exclusivo.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page